quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O que tentamos alcançar?


A morte chega cedo
Pois breve é toda a vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida
O amor foi começado
O ideal não acabou,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.
E tudo isto a morte
Risca por não estar certo
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto

Fernando Pessoa

E quem tenha alcançado, não sabe o que alcançou... A grande maioria das pessoas a quem pergunto qual é o seu objectivo na vida, o seu maior objectivo responde-me " Ser feliz"! Eu pergunto " E quando achas que terás alcançado esse objectivo?" Ao que me respondem "Pois...não sei..." Isto não é estranho? Como para mim a felicidade não é um objectivo é algo que tem de ser inerente à vida, algo que nos aparece no dia-a-dia em pequenas coisas... constato que a maioria das pessoas vivem sem objectivos! Bom até eu propria, eu costumo responder que o meu objectivo é viver a vida o melhor que posso e coleccionar o maior numero de particulas de felicidade que conseguir obter ao longo da minha vida... A felicidade só pode estar dentro de nós!! Objectivo principal amar tudo e todos de forma incondicional...isso traz-me muitas particulas de felicidade... E tu? O que é para ti a felicidade?

3 comentários:

shibia disse...

Para mim a felicidade não pode ser um objectivo a alcançar na vida..... sou feliz todos os dias da minha vida, uns dias com mais intensidade outros dias com menos, mas é sobretudo nestes dias que mais penso como tenho tudo para ser feliz e tento reflectir porque não estou a valorizar o que tenho ou o que me fez entristecer. E do pensamento e análise, sem sequer perder muito tempo, percebo que o apontamento menos positivo não pode influir negativamente no conjunto. E sempre foi assim que consegui emergir de momentos maus porque chego sempre à conclusão que sou feliz.
SIM, SOU FELIZ E QUERO SER FELIZ TODOS OS DIAS DO RESTO DA MINHA VIDA!
Por isso mesmo luto pela busca do que me faz feliz ;)
Pode ser um lema: viver a vida feliz e não viver para ser feliz.

Su disse...

Ora, cá estou eu a satisfazer os pedidos e solicitações da menina Popota.

A felicidade, como conceito indeterminado que é, não é fácil de definir, quantificar, ou explicar. Para mim, é feita de pequenos nadas. Há dias, em que me basta um sorriso ou uma boa resposta para me sentir feliz, mas tb há dias em que por mais coisas boas que me aconteçam, não me consigo sentir feliz. No seu todo, ser feliz é um estado em que te sentes bem contigo e isso se transmite para quem te rodeia. A felicidade, como conceito global, é impossivel de concretizar, pois (para mim) muda de de pessoa para pessoa...

Feliz? ;))

Bjks
Su

Popota disse...

Pois Su, concordo plenamente... cada pessoa terá um conceito de felicidade... por isso coloquei a pergunta! E sim, às vezes podem bastam pequenas particulas para valerem para um dia...outras as particulas têm de ser um pouco maiores! E sim Shibia é esse mesmo o lema VIVER A VIDA FELIZ e não deixarmos para sermos felizes apneas quando acharmos que o vamos ser...